novembro 3, 2025
#Destaques #Geral #Politica

Novo Corredor Metropolitano vai desafogar trânsito na Grande Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba vai ganhar um novo eixo logístico para reduzir o tráfego pesado do Contorno Sul e do Contorno Leste. O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou, nesta segunda-feira (18), a assinatura do contrato que dá início às obras do Corredor Metropolitano de Curitiba, prolongamento da PR-423, ligando a BR-476, em Araucária, até a BR-116, na divisa entre Curitiba e Fazenda Rio Grande.

Com 9,5 km de extensão, a rodovia é considerada a maior obra dos últimos 30 anos na RMC, com investimento de R$ 336 milhões via Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná). O prazo de entrega é de 30 meses.

O novo trajeto deve retirar até 40% do fluxo de veículos do atual Contorno Sul, hoje utilizado por cerca de 70 mil veículos por dia. O governo calcula que motoristas e usuários do transporte coletivo poderão economizar até 40 minutos no deslocamento entre Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande.

Além das pistas em concreto nos dois sentidos, o projeto prevê sete obras de arte especiais: cinco viadutos, uma trincheira e uma ponte sobre o Rio Barigui, além de ciclovias em toda a extensão.

Prefeitos da RMC destacaram os impactos positivos para mobilidade, segurança viária e desenvolvimento econômico. “Vai ser praticamente um contorno do contorno”, disse o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. Já o prefeito de Araucária, “O principal benefício é na questão da segurança. Além de trazer de modernizar e dar agilidade no fluxo de veículos, a obra vai reduzir o número de acidentes e também trazer mais desenvolvimento para nossas cidades, porque será um incentivo a instalação de novas indústrias”, salientou o prefeito Gustavo Botogoski.

O novo corredor é a primeira fase de um projeto ainda maior: a ligação futura com a BR-376, conexão estratégica entre Paraná e Santa Catarina.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os secretários estaduais da Fazenda, Norberto Ortigara; da Administração e Previdência, Luizão Goulart; de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; os deputados estaduais Alisson Wandscheer, Márcia Huçulak e Gilberto Ribeiro; prefeitos e vereadores da região.