Paraná cresce 20% nas chegadas internacionais e se consolida como um dos principais destinos no turismo brasileiro
O Paraná segue em ritmo de expansão e consolida sua presença no mapa do turismo internacional. Entre janeiro e outubro de 2025, o estado recebeu 888.114 visitantes estrangeiros, número 20% superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 739.967 chegadas. Os dados, divulgados pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal, confirmam o avanço do estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
A combinação de atrativos mundialmente reconhecidos, como as Cataratas do Iguaçu, tem impulsionado o interesse de viajantes de diferentes nacionalidades. Cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Morretes e Ponta Grossa despontam como polos de visitação, reunindo cultura, natureza e inovação em experiências que encantam o turista estrangeiro.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o resultado do Paraná traduz o bom momento do turismo brasileiro e aponta para um cenário ainda mais promissor. “O Paraná tem mostrado uma capacidade extraordinária de atrair visitantes e de transformar sua diversidade em valor. Esses números confirmam que o estado segue firme em uma trajetória de crescimento contínuo. A quebra de recordes indica um momento de expansão para o setor, com reflexos diretos na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional”, destacou Freixo.
Diretor presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado a Secretaria de Turismo (Setu – PR), Irapuan Cortes afirma que o setor estadual comemora as chegadas internacionais e o aumento ano após ano. “Os turistas estrangeiros são importantes à economia, porque injetam moeda estrangeira nos destinos”, disse.
“As pessoas estão conhecendo a versatilidade do Paraná, com locais que agradam a todos os perfis e bolsos, hospedagens qualificadas e serviços que completam a experiência. Ser o quarto maior portão de entrada desses viajantes no ano é a consagração de uma estratégia de promoção, por meio da presença em feiras mundiais, capacitação de agentes de viagens nacionais e o contato direto com a iniciativa privada, que conduz o setor”, completou.
O Brasil está na moda
O desempenho do Paraná acompanha o ritmo de expansão do turismo internacional em todo o Brasil. De janeiro a outubro de 2025, o país recebeu 7.686.549 turistas estrangeiros, um aumento de 42,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total havia sido de 5.406.409. O número já representa o maior volume de chegadas internacionais nos primeiros dez meses de toda a série histórica registrada pela Embratur.
Somente em outubro, o Brasil contabilizou 587.312 chegadas, crescimento de 15,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registradas 508 mil entradas.
Entre os países emissores, a Argentina segue na liderança, com quase 3 milhões de visitantes no acumulado do ano, um aumento de 85,46% em relação a 2024. Na sequência, aparecem o Chile (661.850, +27,68%), os Estados Unidos (614.348, +7,34%), o Uruguai (453.633, +37,2%) e o Paraguai (421.886, +14,2%).












