Paraná faz maior compra de fuzis da história e reforça segurança com helicópteros e viaturas
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (16), em Curitiba, a maior aquisição de fuzis já feita pelo Paraná. São 3.711 novos armamentos, dos quais 1.544 já foram entregues. O restante chega até o início de 2026. O primeiro lote custou R$ 15,4 milhões, com apoio de emendas parlamentares.
Segundo o governador, o investimento é estratégico no combate ao crime organizado.
“Hoje entregamos mais de 1.500 fuzis e até o fim do ano serão mais de 3 mil. Esse é o maior investimento da história em armamentos, somado a viaturas, caminhonetes blindadas e helicópteros, fortalecendo nossas equipes para enfrentar o crime com mais eficiência”, afirmou Ratinho Junior.
O pacote faz parte de um aporte de mais de R$ 100 milhões, que inclui:
-
5 helicópteros, a maior frota aérea da segurança pública do Estado;
-
35 caminhonetes RAM 3500 blindadas;
-
56 viaturas L200;
-
Equipamentos de ponta como miras térmicas, monóculos de visão noturna, designadores laser e sistemas de captação de imagens através de paredes.
O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou que os fuzis modernos serão usados especialmente por forças de elite, como o Tigre, Cirocam, BPRone e BPFron.
“Esses armamentos de última geração dão às operações especiais precisão e resposta rápida contra o crime organizado, tráfico de drogas e homicídios”, disse.
Ratinho Junior reforçou que os investimentos têm reflexo direto nos índices criminais:
“Força de segurança se faz com presença, equipamentos e tecnologia. Estamos entregando tudo isso ao povo do Paraná, garantindo mais proteção em todas as regiões do Estado”.












