Ratinho Junior entrega Perimetral Leste, obra emblemática para Foz do Iguaçu e o Brasil
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou e entregou nesta quinta-feira (11), em Foz do Iguaçu, as obras da Perimetral Leste, infraestrutura viária estratégica executada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em parceria com a Itaipu Binacional.
A rodovia está liberada para uso. A conclusão do empreendimento permitirá que no futuro a Ponte da Integração Brasil–Paraguai seja utilizada de maneira definitiva, assim que Receita Federal e forças federais terminarem de se instalar, o que vai desafogar o intenso fluxo da Ponte da Amizade, atualmente a fronteira mais movimentada do País.
Ratinho Junior enfatizou que o trânsito na Perimetral Leste já está liberado. “Concluímos a parte que cabia ao Paraná e entregamos a alfândega e toda a estrutura para o governo federal. No caso da Perimetral Leste, a autoridade no trecho é do DER/PR, e ela já pode ser usada”, esclareceu. “Em relação à alfândega, agora cabe a estruturação interna para dar início aos trabalhos por parte dos órgãos federais nas aduanas, o que vai permitir o trânsito na fronteira”.
O secretário das Cidades, Guto Silva, destacou que a Perimetral Leste reposiciona Foz do Iguaçu no trânsito turístico e logístico da região. “A obra cria um corredor definitivo para o tráfego de cargas rumo ao Porto Seco, reorganizando a circulação e preparando Foz para o futuro”, afirmou. “Caminhões e veículos podem circular normalmente no trecho urbano, sendo que a liberação da parte internacional depende apenas dos órgãos de controle federais”.
Guto Silva também explicou que o projeto passou por uma revisão para ampliar a estrutura da área alfandegária. “Incluímos todos os órgãos em um único complexo, o que exigiu atualização do orçamento, mas resultou em um espaço moderno e mais adequado às operações dos dois países”, finalizou.












